quinta-feira, 28 de maio de 2015

A busca








Natal/RN
27/05/2015
Às 14hrs




Neila Costa










Vivemos sempre em busca de alguma coisa que não sabemos o que é, como por exemplo,quando se compra o pão e não se tem o café, vamos em busca do café; além do pão e do café,queremos mais, como o leite, o açúcar e ao voltarmos o olhar à mesa, sentimos que ainda falta alguma coisa… frutas, flores! Sempre falta algo! O que será essa ausência intermitente e essa busca incessante, que deixa o nosso Eu desconcertado e tímido? Há sempre essa carência dentro de nós, que não sabemos o que é e, dessa falta, saímos à procura, por caminhos imaginários, principalmente, quando o nosso interior implora. Será ele infido às nossas virtudes? Para que serve essa busca? Ela viverá em nós até ficarmos velhinhos! O homem não se completa sozinho: mesmo quando encontra a sua metade, sente que falta, ainda, alguma coisa em sua vida. Por quê? E assim, o tempo vai passando sem encontrarmos o que buscamos e nunca saberemos em que lugar, fazer o ninho… Vêm os filhos, netos, e continuamos com essa loucura de sairmos em busca do que achamos que nos falta, alguma coisa que imaginamos que vai nos completar, mas que não sabemos o que é, se vem ou não vem e onde podemos encontrá-la. Essa busca se estende a todas as raças e classes sociais. Acredito, que o que nos falta, não está no mundo, como que na fantasia de uma noite alegre e animada, no encontro com amigos na praia, no retorno à família após uma viajem, em compras de novas vestes, no namorado/marido apaixonado. Sinto-a como a terra prometida, como o sonho estendido, como a morte vencida! Essa coisa que nos falta, essa ausência permanente, instigante, provavelmente impalpável, de existência determinante, a quem nunca deixamos de ir à procura, pode estar longe ou perto, como em algum lugar extremamente especial, de nós mesmos.




2 comentários:

  1. Querida Neila,
    essa busca incessante, para muitos, é a vida em movimento, é a procura do próprio Eu. Para mim, além de tudo que você disse com muita propriedade, é o nosso espírito ansiando o encontro com Deus...
    Grande abraço amiga!

    ResponderExcluir
  2. Querida amiga, obrigada pelo comentário.Também penso assim...mas, com certeza, outras pessoas pensam que a busca do seu próprio Eu. Somente Ele para nos dizer se é Ele ou se é o nosso Eu...Um forte abraço, amiga.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...